Aos 26 (vinte e seis) dias do mês de setembro do ano de
2014, às 17h15, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas),
localizado na Rua E, Bairro Cidade Nova, em Parauapebas (PA), ocorreu oficialmente
a primeira reunião da Academia Parauapebense de Letras (APL), com a presença
dos membros Paulo da Silva Reis (presidente), Terezinha Rita Guimarães Lima (vice-presidente),
Waldir Pereira Silva (primeiro secretário), Josivaldo Lima Rodrigues (segundo secretário),
Rosa Ibiapina Cavalcante Barros (diretora de biblioteca), Carmem Elizabete
Garuzzi e Denilson Elias Lima Silva (membros), para tratar da seguinte pauta,
proposta pelo presidente: 1) sorteio dos números das cadeiras e escolha dos
patronos dos acadêmicos e da APL; 2) elaboração de calendário das atividades a
serem deslanchadas pela instituição; 3) criação de uma revista acadêmica; (4)
definir valor de anuidade; 5) formação de comissão organizadora de posse dos
acadêmicos; 6) deliberar sobre criação do brasão, hino e bandeira da academia;
7) registrar a APL como entidade de utilidade pública; e 8) reivindicar da
Secretaria Municipal de Educação (Semed) a administração da biblioteca pública
municipal. O presidente Paulo da Silva Reis iniciou a reunião executando em
notebook os hinos do Estado e Nacional em ritmo de viola; deu boas vindas aos
membros presentes; e leu uma mensagem recebida do acadêmico Zacarias Martins,
da Academia de Letras de Gurupi (TO), parabenizando a criação da APL e
contribuindo com orientações aos novos acadêmicos parauapebenses. Em seguida, o
presidente e demais membros passaram a discutir, pela ordem, os oito itens da
pauta proposta para a reunião. No item 1 (sorteio dos números das cadeiras e
escolha dos patronos dos acadêmicos e da APL), os membros escolheram Pedro
Cláudio de Moura Reis (PC Reis) como patrono da APL; Gonçalves Dias, patrono da
cadeira nº 1, a ser ocupada por Paulo da Silva Reis; Paulo Freire, patrono da
cadeira nº 2, a ser ocupada por Terezinha Rita Guimarães Lima; Manuel Bandeira,
patrono da cadeira nº 3, a ser ocupada por Waldir Pereira Silva; Patativa do Assaré,
patrono da cadeira nº 4, a ser ocupada por Josivaldo Lima Rodrigues; Benedito
Nunes, patrono da cadeira nº 5, a ser ocupada por Rubens Motta de Azevedo
Moraes Junior; Nilson Fanini, patrono da cadeira nº 6, a ser ocupada por
Denilson Elias Lima Silva; Fontes Ibiapina, patrono da cadeira nº 7, a ser
ocupada por Rosa Ibiapina Cavalcante Barros; Raquel de Queiroz, patrono da
cadeira nº 8, a ser ocupada por Carmem Elizabete Garuzzi; e Rubem Alves,
patrono da cadeira nº 9, a ser ocupada por Marcony Rodrigues da Paixão de
Castro. Sobre o item 2 (elaboração de calendário das atividades a serem
deslanchadas pela instituição), foi decidido apenas que fosse posteriormente
criada uma comissão para organizar a posse dos membros efetivos da APL. No item
3 (criação de uma revista acadêmica), ficou decidido que o assunto seria
discuto na próxima reunião. Para o item 4 (definir valor de anuidade), foi
aprovado o valor de R$ 30 mensais, totalizando R$ 360 por ano. O item 5
(formação de comissão organizadora de posse dos acadêmicos) foi contemplado no
item 2. Sobre o item 6 (criação do brasão, hino e bandeira da academia), os
membros decidiram, ainda este ano, publicar edital. Quanto aos itens 7
(registrar a APL como entidade de utilidade pública) e 8 (reivindicar da Semed
a administração da biblioteca pública municipal), os temas ficaram de ser
discutidos em outras reuniões. Não havendo nada mais a tratar, Paulo da Silva
Reis agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, e eu, Waldir Pereira
Silva, primeiro secretário da APL, lavrei a presente ata, para conhecimento de
todos os associados. Parauapebas (PA), 26 de setembro de 2014.
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